NOVO FORMATO, MAIS JOGOS GRANDES
A nova Champions League vai começar e com ela um novo formato que promete trazer mais jogos emocionantes aos torcedores. Tudo começa pelo aumento de times participantes: de 32 para 36. A tradicional fase de grupos, foi abolida. Agora, cada clube disputará 8 jogos, contra 8 adversários diferentes, sendo 4 em casa e 4 como visitante.
Ou seja, antes alocados em grupos distintos, times do mesmo pote se enfrentarão logo na primeira fase. Nesta edição, por exemplo, teremos Manchester City x Inter de Milão, Milan x Liverpool, Arsenal x PSG, Barcelona x Bayern, Real Madrid x Borussia Dortmund, dentre outros.
Após as 8 rodadas, os times ficarão classificados em uma tabela, do 1° ao 36°. Os oitos primeiros estarão classificados automaticamente para as oitavas de final. Do 9° ao 24° jogarão entre si, em partidas de ida e volta. Quem avançar, garante vaga nas oitavas. Os clubes do 25° ao 36° estarão eliminados.
Apesar das mudanças, os favoritos ao título seguem os mesmos. O Real Madrid, atual campeão e reforçado por Kylian Mbappé, o Manchester City, que conta com a volta de Gundogan e a temporada de estreia do brasileiro Savinho, além do sempre perigoso e presente em fases agudas Bayern de Munique, e o renovado Liverpool, que teve a mudança no comando, com a saída de Jurgen Klopp e a chegada de Arne Slot, são os principais candidatos a ficarem com a orelhuda.
Por mais que das últimas 9 temporadas, em 8 o quarteto apontado tenha ficado com a taça, nunca se pode descartar equipes grandes, tradicionais ou até mesmo bem montadas, com futebol envolvente e com certa dose ”copeira”, que surpreendem e chegam longe, inclusive à grande final. Exemplos de Borussia Dortmund na última edição, ou Inter de Milão, finalista em 2023/24.
O Barcelona, sem o brilho de outros momentos, o Arsenal, que cada vez mais evolui a metodologia de Arteta, a Juventus, que mesmo sem os medalhões carrega muita tradição, e o incansável Atlético de Madrid, de Diego Simeone, são boas apostas para também brigarem pelo caneco, como coadjuvantes.
Enfim, chegou a temporada que o PSG precisa olhar para o seu presente sem Kylian Mbappé. O astro francês partiu para o Real Madrid e deixou o antes, estrelado time da capital francesa, sem um grande nome midiático. O vestiário que já contou com o camisa 10 da França, Neymar e Lionel Messi, busca agora um substituto que assuma o protagonismo.
Atualmente, o time comandado por Luís Enrique, campeão em 2014/15 com o Barça, conta com inúmeros bons jogadores. Mas esses atletas, acostumados a serem coadjuvantes de super estrelas, serão capazes de conquistar o tão sonhado título para o maior campeão francês? A expectativa é de presença nos mata-matas, porém, imaginar passos mais adiante, ainda parece uma meta para o futuro.
Já o Milan, depois de voltar a vencer o Italiano e chegar às semis em 2022/23, parecia, enfim, retomar o caminho das glórias e o status de uma das maiores potências do continente. Entretanto, o segunda maior campeão da Europa decepcionou na última edição, não conseguindo avançar ao mata-mata.
Além disso, o rossonero ficou muito distante da maior rival, Internazionale, na briga pelo título doméstico. O início no campeonato local não é animador. O time ainda parece assimilar a mudança no comando, com a saída de Pioli e a chegada de Paulo Fonseca. Junto a isso, a equipe tenta encontrar o parceiro ideal para brilhar com Rafael Leão.
Por fim, o Girona, sensação da última temporada no Espanhol, fará a sua estreia no torneio. Tudo poderia ser visto como festa e haver até um vislumbre em dificultar a vida dos grandes, dada as duas vitórias sobre o Barcelona por 4 a 2, em 2023/24, em La Liga, entretanto, a competição deve ser mais dura para o pequeno clube.
Vítima de seu próprio sucesso, o time perdeu cinco titulares e não conseguiu repor os destaques à altura. Deixaram a equipe catalã os atacantes Dovbyk e Savinho, o lateral-direito Yan Couto, o meia Aleix García, e o zaguiro Eric García. Com tantos fortes concorrentes, chegar ao mata-mata será um feito tão impressionante quanto o terceiro lugar no Espanhol.
O Real Madrid concentra as maiores estrelas e prováveis craques da Liga dos Campeões 2024/25, como Kylian Mbappé, Vinícius Junior e Jude Bellingham. Nomes como Erling Haaland, Kevin De Bruyne, ambos do Manchester City, Mohamed Salah, do Liverpool, Harry Kane, do Bayern, Lewandowski e o prodígio Lamine Yamal, do Barcelona. são outros fortes candidatos ao prêmio de melhor jogador.
A Allianz Arena, em Munique, casa do Bayern, novamente receberá a decisão da Liga dos Campeões. O local foi palco da final na temporada 2011/12, quando o Chelsea bateu os anfitriões bávaros nos pênaltis.